Faz um ano que surgimos!

Chegou o grande dia e preparamos esse blog com muito carinho, matando a curiosidade daqueles que nos perguntam com frequência como começou, como funciona, de onde surgiu a ideia…

Já temos vários posts disponíveis aqui no blog, contanto um pouquinho de tudo o que rolou até agora, depois que um ano se passou :o.

Maaasssss pra quem tá com pressa ou não quer ler tuuuudo, resumimos aqui nesse post ultra especial o que aconteceu mês a mês.

Assim você pode clicar apenas nos links que achar interessante ou despertar a curiosidade :).

Vamos lá. Mastigadinho:

Mês 01 – Outubro

O começo de tudo!

02Óbvio que as movimentações já começaram antes do anúncio oficial (quando distribuí bolinhos testes para a vizinhança e família), mas o lançamento foi no dia 20 de outubro.

Nesse primeiro mês bombou, mas é claro, as encomendas vinham de amigos, parentes, pais…

Amigos dos pais também compraram pra dar um apoio, então não sei se realmente conta.

 

Mês 02 – Novembro

Início atrapalhado.

No segundo mês o negócio seguiu bombando num ritmo acelerado e inesperado. Mas ainda era fruto dos amigos e parentes, pois abrimos no final do mês de outubro, então ainda tinha muita gente que não tinha experimentado.

Junto a esse booom de vendas, veio muito aprendizado e muita coisa feita de forma atrapalhada e desorganizada.

 

Mês 03 – Dezembro

Primeira parceria linda

dsc06448
Quem fez foi a Pati, da Pat’s Cake. Acessa aqui e olha que lindo o trabalho dela:

Pensando em manter a clientela, fui atrás de uma amiga que faz um trabalho lindo com bolos decorados e ela fez enfeites natalinhos com pasta americana para os bolinhos ❤

Depois que eu postei nas redes sociais, meeeeu amigo! Vendeu que nem água!

Foi quando chamei a Ju pra me dar um help com a produção pela primeira vez. Ela veio um ou dois dias antes das várias entregas do Natal e me ajudou a fazer os bolos e coberturas.

Entregas realizadas, tudo lindo. Vamos curtir o Natal em família.

 

Mês 04 – Janeiro

Mês do primeiro pavorzinho de vendas

No mês de dezembro, as pessoas encomendaram muito para o Natal, mas tive a percepção que todos comentavam que estavam se cuidando, se guardando para as comilanças do final do ano.

Pensando nisso, já no mês de dezembro, pedi socorro pra minha amiga Cris Mosmann Kern, mega profissional e entende tudo de alimentos!

cris_e_eu02

Chegou janeiro, lançamos a #linhafit  só que a galera estava viajando ou de férias ou se cuidando e não queria passar nem perto dos bolinhos. Nem mesmo dos fit.

E agora José? Como proceder?

Minha inexperiência em vendas também ajudou as vacas emagrecerem. Não pesquisei sobre o mercado, não entendia como eles funcionavam antes de sair oferecendo. E isso me fez perder negócio que eu nem sei até hoje.

 

Mês 05 – Fevereiro

Sem chororô, vamos achar trabalho. 

Já que as vendas estavam fracas e eu não sabia mais o que fazer. Procurei o Sebrae pra me
ajudar a direcionar o negócio. A gente acha que sabe tudo, que vai vendo no que dá, mas uma ajudinha sempreee cai muito bem.

Foi a melhor coisa que eu fiz. Participei de diversas palestras e oficinas. Consultorias e bastante assessoria. O Sebrae é 10 e eu indico muito.

Além de procurar o Sebrae, foi em fevereiro que eu fiz o CNPJ, registrei a empresa e deixei ela prontinha pra Março, minha esperança.

 

Mês 06 – Março

O ano começa em março.

Será que continuo com os bolinhos no pote? Sério. Janeiro um horror de vendas, fevereieo a mesma coisa, meia duzia de bolinho em cada mês. E as contas chegando. Desespero total.

Choro pra mãe e o pro pai, pro namorido, para todo mundo. E a frase era sempre a mesma “o ano começa mesmo em março”.

Me grudei nisso e achei que dia primeiro de março já ia sair vendendo sem parar e adivinhem? Claro que não bombou assim. Chega março e nada!

1a531009-68ff-48f9-94d4-52fd623a41fePelo contrário, foi bombar mesmo só na Páscoa, dia 27/03! depois que postei e divulguei nos grupos e páginas sobre as cenourinhas e ovinhos (que pedi pra minha sobrinha fazer de pasta americana), sucesso total.

 

Mês 07 – Abril

Depois da Páscoa bombou

E quanto mais a gente vende, mais a gente é visto, é lembrado e reconhecido. Começam a surgir oportunidades.

eu_ju_tecnopuc

Participamos do primeiro evento maior, com gente importante. Lá na PUCRS. Como não poderia nada dar errado, quem eu chamei de novo pra me ajudar?

A Ju!

 

 

 

aleatoria04

 

Foi também no mês de abril que testamos e lançamos as torinhas de bolacha. Outro sucesso de vendas para o calorzinho que estava fazendo. 

 

 

 

Mês 08 – Maio

A Ju vem de vez pra me salvar!

Junto com o mês de maio, surge uma baita oportunidade de expormos os bolinhos em Gramado, na primeira edição da Festejar Gramado, na Casa Wilfrido (ultra chique).

Evento destinado a cerimonialistas de eventos, público gramadense e gente grande do mercado de eventos. E nós lá, com nossos bolinhos.

Não tinha como dizer não, já que as coisas caíram meio que do céu. No evento, teríamos os bolinhos para os visitantes degustarem e conhecerem os produto. Detalhe: 500 unidades.

13165829_568527779996251_308490490821529319_n

Fiquei tensa e nesse momento que comecei a precisar de forma mais ativa da atenção e troca de ideias com a Ju. Coloquei ela na parede e propus sociedade.

Eu não precisava mais de uma pessoa limitada a produzir os bolos, precisava de alguém que me ajudasse a pensar e resolver diversas coisas.

E ela topou na hora, pra minha sorte. Topou a sociedade e a presença na feira:

bb899d27-08ec-4e0e-8213-686d180900f9

Desde Maio então, somos sócias e companheiras nesse projeto lindo que é o Bolo da Bia no Pote.

 

Mês 09 – Junho

Red Velvet para os namorados

71ac3d25-f7fe-415b-b3ac-010a790d3d2b

 

A inexperiência em diversas partes do negócio nos faz repensar depois de fazermos as coisas.

Começamos a testar os Red Velvet, porque a ideia surgiu a lá loca e fomos divulgando.”Bah, vamos fazer para o dia dos namorados”. Mas nosso público não seria bem esse que estávamos pensando.

Esse planejamento de novidades e lançamento devem estar alinhadas, isso dá muito mais resultado.

 

 

Mês 10 – Julho

Falta planejamento. Ainda.

No mesmo ritmo de várias empresas, deixamos o que era pra ser Junino vir a ser Julino. Tudo isso pela falta de experiência. Mais uma vez sem planejamento.

51649370-993d-4cd9-9de7-212a677d5367

Lançamos os bolinhos com doce de leite e amendoim, que até hoje é sucesso. Mas se tivesse sido lançado para o consumo em festas Juninas, as vendas poderiam ter sido melhores.

 

Mês 11 – Agosto

Networking

Depois de meses e meses em dúvidas, era o momento de dar a cara a tapa mais uma vez, expandindo para um público maior, mais engajado com o mercado de eventos e essa era a aposta para o crescimento nas vendas. Isso porque o produto já está bem mais lindo, a segurança ajuda no momento de divulgar. Acreditar no produto.

44689497-6996-4510-9809-28c5cf6ffb33

 

Apresentamos os bolinhos em diversos locais e eventos diferentes, o que também nos trouxe mais alcance e visibilidade.

Além disso, todas as pessoas que conhecemos, mantemos uma linha de relacionamento, para que nossos bolinhos sempre sejam lembrados e indicados.

13718796_594330717415957_6881497602781452989_n

Também participamos da feirinha da Casa Destemperados, onde teve degustação e venda dos bolinhos.

Um brinde à nós!

Todo mundo amou ❤

 

Mês 12 – Setembro

Falta um mês pra fechar um ano e…??

Em outubro completamos um ano e só agora que estamos conseguindo visualizar um direcionamento para a empresa. Estamos nos estruturando e amadurecendo diversos setores pra bombar ainda mais e dominar o mundo. Calma, é só dominar nosso espaço mesmo, o sol nasceu pra todos.

Prestes a fazer um ano, participei do Empretec, do Sebrae. Uma semana intensa de conhecimento e comportamentos que fazem total diferença quando relacionado às práticas empreendedoras. Desde então, estamos colocando em prática esse aprendizado e melhorando o negócio como um todo.

Esse foi um resumo do nosso primeiro ano de empresa. Acesse os outros posts, curta, comente, compartilhe. É bem importante trocar experiências e perrengues que passamos no dia a dia.

Obrigada a você que leu até aqui 🙂

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Danielle disse:

    Adorei o Post! Muito inspirador para quem está começando! Parabéns pelo trabalho!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s